O processo inflamatório resultante da acne pode levar a cicatrizes inestéticas com conseqüências drásticas para a auto-estima e qualidade de vida do paciente. Estas cicatrizes podem ser de vários tipos diferentes e o tratamento adequado deve ser escolhido de acordo com o tipo de cicatriz , cor da pele, e perfil psicológico do paciente. Várias modalidades de tratamento podem ser usadas e normalmente recomendamos a associação de técnicas para obtenção do melhor resultado.
O tratamento das cicatrizes de acne é difícil e em geral necessita de várias sessões de tratamento, associando diversas técnicas diferentes. O Dr. Frederico H. Sanchez, tem vasta experiência nesse assunto. É autor do capítulo sobre o tratamento das cicatrizes de acne do livro Dermatologic Surgery – Step by Step , do renomado Dr. K. Nouri (University. of Miami), e dá aulas sobre este assunto em diversos congressos e cursos no Brasil e no exterior.
Técnicas de tratamento de cicatrizes de acne:
MICROAGULHAMENTO:
Tambem conhecida como DermarollerR , utiliza- se um aparato com multiplas agulhas medindo entre 2,0 a 3,0 milímetros.
Após a anestesia local, e sedação, esse aparelho é passado diversas vezes sobre a pele do paciente, causando microperfurações que atingem a derme, estimulando a produção de novo colágeno, levando a suavização das marcas na pele e atenuando as cicatrizes. É uma técnica segura, com bons resultados cosméticos.
SUBCISION:
É uma técnica usada na correção das cicatrizes deprimidas distensíveis, através da inserção de uma agulha especial embaixo da pele, cortando as traves fibroticas sob a cicatriz. Um pequeno hematoma é formado temporariamente, e durante o processo de reparação tecidual há a formação de um novo tecido conjuntivo sob a cicatriz, melhorando o relevo cutâneo.
MICRO PUNCH ELEVAÇÃO:
Um pequeno instrumento chamado punch corta as cicatrizes deprimidas puntiformes. A pele da cicatriz é reposicionada ao nivel da pele normal. Um pequeno curativo é deixado por 5 dias no local, e o nivelamento da pele pode ser notado após este período.
TRANSPLANTE AUTÓLOGO DE DERME:
Consiste no posicionamento de pequenos enxertos de derme do próprio paciente sob as cicatrizes deprimidas distensíveis para elevar e nivelar estas cicatrizes. Normalmente a área doadora destes enxertos é a área retro auricular.
MICRO ENXERTOS DE PELE:
Técnica usada através da excisão de algumas cicatrizes e posicionamento de pequenos enxertos de pele normal neste local. Normalmente a área doadora destes enxertos é a área retro auricular.
CROSS PEELING:
Reconstrução química para cicatrizes de acne puntiformes. É uma técnica muito simples e com ótimos resultados quando bem incada.
DERMOABRASÃO:
É o lixamento cirúrgico da superfície da pele para melhorar o relevo cutâneo. É uma técnica tradicionalmente usada em casos mais graves e após a ultilização das técnicas complemetares de tratamento.
LASER DE CO2 FRACIONADO:
Lasers ablativos como o laser de CO2 e o laser de Erbium , podem ser ultilizados para suavizar as seqüelas da acne. Estes lasers tem ganhado destaque neste tipo de tratamento e apresentam bons resultados quando associados as outras técnicas.
PREENCHIMENTOS:
O uso de preenchimentos como o ácido hialurônico pode ser indicado para elevar algumas cicatrizes de acne.
*Para o tratamento adequado é preciso uma avaliação detalhada com seu dermatologista, e o tratamento proposto deve ser individualizado, de acordo com a necessidade específica de cada paciente.