Dr. Frederico H. Sanchez – Dermatologista

Melasma x Melanoma

Você sabia que alguns pacientes com suspeita de melasma podem na verdade ter um melanoma ?

Imagine a seguinte situação: Uma mulher utilizando cremes clareadores na face para tratar uma mancha amarronzada na face, pensando se tratar de um melasma, vai a um dermatologista porque a mancha não está desparecendo, e descobre que aquela mancha na face na verdade é um melanoma. Essa situação infelizmente ainda ocorre.

O melasma é uma doença benigna que se manifesta por manchas escurecidas na pele, especialmente na face, causada pela exposição solar e fatores hormonais, e que acomete preponderantemente mulheres. 

Em contra partida, o melanoma é um câncer maligno, que pode se apresentar como uma mancha escurecida na pele, e ser eventualmente confundido com um melasma. Isso pode ocorrer especialmente nos casos de melanoma do tipo lentigo maligno que acomete áreas expostas ao sol, tem evolução lenta e ocorre principalmente na face.

Tanto o melasma como o melanoma estão relacionados a alterações que acometem os melanócitos, porem de prognósticos completamente diferentes. Enquanto o melasma é uma doença crônica benigna, que só causa uma mancha na pele, e pode ser tratado com uso de cremes clareadores e uso de filtro solar, o melanoma é um câncer de pele potencialmente agressivo e que deve ser tratado cirurgicamente.

Na dúvida procure um dermatologista.

Veja também:

Menu